E-commerce B2B e COVID-19: os desafios, soluções e oportunidades

O COVID-19 está mudando completamente os hábitos da população brasileira e mundial e acreditamos que o hábito de compra das pessoas irá mudar daqui para frente, não somente durante este momento difícil. Consumidores B2B estão tendo a sua primeira experiência de compra online e, provavelmente, não será a última.

Apesar da crise, surgem oportunidades para as indústrias fortalecerem a sua marca frente aos consumidores que estão se tornando cada vez mais digitais. Para limitar o contato físico o máximo possível e garantir a continuidade dos negócios, agora é um bom momento para incentivar seus clientes a fazerem compras on-line.

Mas também é uma boa hora para envolver seus representantes comerciais que não podem mais fazer seu trabalho na rua. Como? Ligando para seus clientes, ajudando-os a configurar suas contas on-line e a navegar para fazer seus pedidos.

Com uma boa estratégia podemos alcançar novos públicos e reativar antigos clientes. Por exemplo, você pode implantar a venda B2B em regiões nas quais você não possui presença física.

Reforçando que é provável que os clientes não abandonem os novos hábitos de compra online, acreditamos que o lançamento de um e-commerce B2B é importante não apenas para atender às mudanças de comportamento dos clientes existentes e potenciais, mas também após o término dos bloqueios do Covid-19.

Quanto tempo levará para retomarmos as vendas após a quarentena? Quanto tempo sua equipe de vendas levará para atender toda sua região novamente? Quem chegará mais rápido, você ou seu concorrente? Você esta pronto para um novo modelo de negócios?

Rogerio Chrysostomo Silva

 
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